Aulas 36 e 37 – Introdução a Logística

 

 

Administração de Materiais 

Nestas aulas estudamos a introdução da Administração de Materiais. Nas considerações iniciais, vemos que a ciência da administração apoia-se no seguinte tripé da administração, conforme podemos recordar: 

. Finanças = mola propulsora 

. Material = condição para o processo produtivo 

. Pessoal = aciona o processo produtivo 

Para que exista uma administração perfeita, é necessária uma harmonia entre estas 3 áreas. Um entrosamento tal que uma fique dependente da outra, porque elas se entrelaçam e se confundem dentro do fluxo administrativo. Nada se pode fazer sem capital, bem como sem material. Somente com estes dois, não temos condições de administrar, pois há a falta do elemento humano que irá acionar todo o processo produtivo. Não deverá existir diferença no nível hierárquico entre estas áreas, pois têm a mesma importância para o bom funcionamento da empresa. 

Na Introdução à Administração de Materiais, observamos que a gerência de materiais é um conceito vital que pode resultar na redução de custos e no aperfeiçoamento do desempenho de uma organização de produção, quando é adequadamente entendida e executada. É um conceito que deve estar contido na filosofia da empresa e em sua organização. 

Também, que os materiais em geral representam a maior parcela de custo de produtos acabados, mostrando que são responsáveis por aproximadamente 52% do custo do produto numa média empresa e, em alguns casos, podem chegar a 85%. O investimento em estoque de materiais é tipicamente de 1/3 do ativo de uma empresa. 

Administrar materiais é fazer um exercício de provedor, analista, pesquisador e programador. É, acima de tudo, colocar a empresa como um organismo viável a todos que dela participam. 

Estudamos um Breve Histórico da Administração de Materiais, passando desde o homen antigo, ao períodos mesolítica e neolítica, o Egito e a Mesopotâmia e seus problemas encontrados na gestao dos materiais e a história de Jose (rei dos sonhos), como a mais antiga evidência que se tem escrita sobre a importância da estocagem de materiais é o caso de José na Bíblia. Este teve uma revelação divina de que o Egito teria 7 anos de fartura e 7 anos de miséria. 

A história fala que José teve que construir grandes armazéns para suprir o povo durante os 7 anos de miséria que viria. O final da história conta que o sistema deu tão certo que além de suprir o próprio povo (fato este que lhe deu grande status perante o faraó da época no Egito) atendeu também aos que vinham comprar mantimentos. 

  

ADM MAT 

  

Evolução da Área de Materiais:
A Administração de Material vem ganhando espaços cada vez maiores dentro das organizações privadas e públicas. A situação atual é bem diversa da verificada até há bem pouco tempo. As prioridades e as exigências dos mercados aumentaram numa velocidade para a qual as nossas organizações não estavam preparadas tecnicamente. Hoje, já não se discute a necessidade de uma reestruturação no setor de material, dispondo de uma autonomia própria (relativa). 

Finalidades da Administração de Materiais:
O objetivo fundamental da Administração de Materiais é determinar o quando e quanto adquirir/repor o estoque. Isto determina que a estratégia do abastecimento é sempre acionado pelo usuário, à medida que, como consumidor, ele inicia o processo. Atingir o equilíbrio ideal entre estoque e consumo é portanto a média primordial e, para tanto, a gestão se inter-relaciona com as outras atividades fins. 

A Administração de Materiais tem por finalidade assegurar o contínuo abastecimento de artigos próprios, necessários e capazes de atender aos serviços executados por uma empresa. O abastecimento deve processar-se baseado em quatro requisitos básicos:

 

1- qualidade produtiva; 2- data de entrega; 3- menor custo de aquisição; 4- relações favoráveis com o fornecedor.

Os materiais precisam ser de qualidade produtiva para assegurar a aceitação do produto final; Precisam estar na empresa na data prevista para a sua utilização; o preço de aquisição deve ser o menor (cuidados com a qualidade) para que o bem acabado possa situar-se em boas condições de concorrência e dar à empresa margem satisfatória de rentabilidade em sua compra. “Saber comprar e tão importante quanto saber vender”. 

  

Definição de Administração de Materiais
A administração de materiais visa abastecer, de modo contínuo, a empresa com material que seja necessário para as suas atividades. São 5 requisitos básicos para o abastecimento: 

a) qualidade do material;
b) quantidade necessária;
c) prazo de entrega
d) preço;
e) condições de pagamento.
 

 

Arquivo Word:
A36_A37_INT Logistica_Adm Materiais 

 

  

Vídeo Logística e Administração de Materiais (definição): 

 

 

  

Segue Vídeos da História de José, no Egito (filme: José, Rei dos Sonhos): 

 

Vídeo 1: 

 

 

Vídeo 2:

 

Vídeo 3:

 

 

Video 4:

 

 

Video 5: 

 

.